O tempo passou e com ele varias inverções de valores também vieram junto .Ha quem diga que não gosta de ser chamado de "Senhor e senhora" acho que esse foi um dos primeiros dos bons costumes a se perder com o tempo , pedir a benção , dar satisfação etc .
Eu sou mãe de três filhos , um rapaz de 21 anos , uma moça de 19 anos e uma menina de 7 anos ! Tento ao máximo manter a ordem e valores em minha casa . Acredito que o dialogo sempre é a melhor saida , entretanto se for para ser mais dura nas palavras sei bem como agir , não uso palavrões e nem agressões , mas faço questão de lembrar que regras de disciplina e respeito são necessarias para que a harmonia e o bom andamento das coisas sejam mantidos !Não é facil acompanhar os jovens , a vida fora de casa oferece muitas coisas , das quais muitas vezes atrapalham !Baladas , amizades nem sempre convenientes , consumo de alcool e drogas são cada vez mais explicitos e facilitados . A falta de "de tempo" muitas vezes impede que os pais estejam atentos a isso!Muitas vezes falam do filho do vizinho e não veem o problema dentro da propria casa !Quando se da conta do problema ja é tarde.
O que devemos fazer para evitar esse caos ?
Não sou psicologa ,tão pouco estudiosa nesse assunto , mas sou MÃE e como tal sempre observei comportamentos dos meus filhos , sempre busquei ensinar o valor a eles mas não os das coisas materiais e sim os valores que agregam nossa vida coisas boas , bons sentimentos !
Nunca permiti desrespeito em minha casa , exigi sempre respeito a mim e a meu marido !
Aprendi que o trabalho só enobrece e passei isso a eles , sempre trabalharam , primeiro como aprendiz e depois disso sempre correram atras de seus ideais.Mostrei que tudo tem um preço e que para ter o que se quer , ha de se trabalhar com dedicação e que só tem valor verdadeiro o que conseguimos com nosso trabalho !
Nunca encarei com naturalidade o fato de um jovem ter "18"anos e achar que pode tudo , inclusive beber , sair sem dar satisfação , enfim fazer o que quer e assim sendo ainda conseguimos manter nosso lar com certa disciplina !
Ai você me pergunta "Tudo é perfeito com você ? Seus filhos não aprontam? É tudo certinho assim ?
Não ,não é , mas mesmo contestando ,muitas vezes não concordando acatam , pois sabem que eu sou mãe e meu marido é o pai e assim sendo tem que haver respeito !
Nunca desisti dos meus filhos , nunca os deixei em segundo plano , sempre foram prioridades em minha vida !
Não desista do seu , não tente suprir sua ausencia , com presentes , dinheiro e mimos , entendo que hoje é necessario que pai e mãe trabalhe , mas tente ao máximo estar coms seus filhos , observe o comportamento que muitas vezes nada mais é do que um pedido de ajuda !
Ensine o valor verdadeiro a eles e não valores !
"Pais e mães devem ser os melhores amigos de seus filhos , mas filhos não podem tratar seus pais como tratam os seus amigos "
Tenham sempre um tempo para dialogar com seus filhos , perguntem quais os planos deles , o que esperam do futuro , conheça seus amigos , com quem andam , valorize seus sonhos , mas sobretudo oriente os no caminho certo .
Procure sempre , sem ser muito evasivo saber com que se relacionam na internet , visto que muitos jovens conversam com quem nunca viram e não conhecem o carater e aintenção por traz dessas conersas !
Ensine-o a amar a Deus sobre todas as coisas !
Assim você vera que nem tudo esta perdido , que ha salvação para nossa juventude!
Raquel Santana
Nenhum comentário:
Postar um comentário